terça-feira, 21 de abril de 2009

Hospitalidade: uma iniciativa desafiadora?

Por Marcela Rocha de Oliveira Carrilho


É curioso, para não dizer perspicaz, que vocês tenham “inaugurado” o blog Turma do Firmino “hospedando” nele suas impressões sobre a hospitalidade.

Dada a condição que me é outorgada como sócia-fundadora-efetiva-remida do Esporte Clube Firmino (associação com sede em São Paulo – que precede a recém inaugurada Turma do Firmino/BH :-), faço aqui um breve comentário sobre a iniciativa.

Engrosso o coro dos que analisam a hospitalidade pela perspectiva da mutualidade, como resultado dependente da intensão e intensidade do binômio hóspede/hospedeiro. Seja para se “beneficiar como anfitrião”, para estar “aberto e disponível ao outro ou a outra cidade”, ou para “estabelecer uma relação com o outro”: concordo que a hospitalidade, sob esta óptica, pressupõe troca; ação e reação. Me sinto também confortável com o conceito de hospitalidade exprimido no texto daqueles que estabeleceram paralelos entre a “entrega ao outro” ou a “hospedagem do outro nos braços”.

Enfiando minha colher nesse mexido, eu gostaria de propor um desdobramento do tema e convidá-los a refletir sobre razões que, muitas vezes, nos colocam à margem da hospitalidade, ou melhor, que nos fazem ser capazes de pensá-la, mas nem sempre de praticá-la. Assim, de bate-pronto e sem muita elaboração, penso que praticar hospitalidade é demasiadamente desafiador. Exige. Hospedar bem, cordialmente e com alegria, é tentar se destituir da idéia de que outro esteja invadindo, para exergá-lo apenas como um/a querido/a visitante...

Seria a hospitalidade comparável ao desafio de deixar que o outro entre e se repouse largamente em sua poltrona predileta?

De um modo ou de outro, que fique claro aos leitores que a Turma do Firmino é bem hospitaleira, portanto é só chegar...

2 comentários:

  1. Cella,
    Este texto ficou tão bom que não resisti em postá-lo com os outros... Ele me pareceu um perfeito posfácio, ou seja, um texto para ser lido depois dos outros, visto que é, também, uma síntese muito elegante do que todos escrevemos. (Mas não consegui postá-lo depois dos outros... ainda estou aprendendo!)
    Adorei sua primeira observação: de fato o Seo Firmino foi, ao mesmo tempo, participante e tema da nossa primeira reunião! Em nosso time, ele joga em todas as posições do campo...
    Quanto a sua provocação: acho-a muito oportuna! Acho que tenho algumas pistas, mas vamos ver os comentários do resto da Turma.. Por ora, lhe diria que sim, é um desafio, mas um desafio que exige mais de certas pessoas que de outras... Você não acha que certas pessoas parecem ser 'naturalmente' hospitaleiras?! Raro, mas longe de ser impossível, é quando essas pessoas 'naturalmente' hospitaleiras se encontram, E TROCAM HOSPITALIDADES!
    Não querendo fazer auto-referência, mas já fazendo, olha só que legal esse nosso blog!!!
    Seo Firmino diria que ele é um sucesso TOTAL!!

    beijocas linda!
    pra você e pro Ronaldo!

    rafa

    ResponderExcluir
  2. Querida Marcelinha,

    Refleti sobre seu comentário:
    "eu gostaria de propor um desdobramento do tema e convidá-los a refletir sobre razões que, muitas vezes, nos colocam à margem da hospitalidade, ou melhor, que nos fazem ser capazes de pensá-la, mas nem sempre de praticá-la."
    Passei três dias pensando....e resolvi fazer Terapia...ha,ha,ha...Talvez eu consiga daqui a alguns anos ser realmente hospitaleira.ha,ha,ha...
    Bjs da Titia
    Eleuza

    ResponderExcluir