terça-feira, 21 de abril de 2009

Hospitalidade: o beneficiário maior é o anfitrião

Por Pedro Pansica


Nenhum viajante pode sobreviver sem a hospitalidade e esta, por sua vez, se faz por um ato de interação. Não é uma ação unilateral, mas sim uma relação de troca. Interagir é abrir mão do comando, do apego, e estar aberto ao próximo.

O anfitrião dispõe seus bens e sua morada, e o visitante dispõe suas novidades e seu entusiasmo, enriquecendo este ato. De modo que a troca vai se realizando em todos os aspectos durante a hospedagem. O ponto que quero destacar é que, nem sempre, mas na maioria das vezes o maior beneficiário acaba sendo o anfitrião, porque o visitante sempre traz algo novo que quebra a nossa rotina e nos faz pensar a respeito.

Para se entender melhor isso, quero citar como exemplo as visitas que recebemos de um grande amigo. Em nossa casa, aos sábados, ele sempre nos revela algo novo, e com entusiasmo vai contando suas histórias interessantes e experiências adquiridas ao longo de sua vida. Sr. Firmino, na mesa jantando e conversando com meus filhos, com minha esposa e comigo, vai nos enriquecendo, provendo gratuitamente toda a família com seus conhecimentos – e, eu, particularmente, vou me enriquecendo e me beneficiando com tudo isso.

Claro que estou fortemente influenciado pelo livro que estou lendo e esta resenha foi ele que me revelou*. Mas não posso negar que de todos os tipos de hospitalidade que existem, das mais rudes até as mais calorosas, tenho que concordar com o autor sobre o fato de que sem hospitalidade não há vida.

_____________________________________

Nota:

* O livro, que recomendo fortemente a todos, intitula-se “Tirando os sapatos: o caminho de Abraão, um caminho para o outro” (2008), de Nilton Bonder.

2 comentários:

  1. Pedrão, alguém precisa te dizer isso: VOCÊ É O CARA!!!!
    Beijão.
    Carrilho

    ResponderExcluir
  2. Fiquei deveras contente ao ver o quão eloquente essda familia se fez. Beijos e abraços carinhoso
    Luiz Augusto ( Zizinho ) Tadeu Gomes

    ResponderExcluir